Taís Mahalem
Postado dia 17/03/2023
12:24

Guia Completo de Turismo na Europa | Blog Coris Seguros

Foto do Arco do Triunfo em Paris

O turismo na Europa é muito atrativo, mas é importante compreender quais são os principais destinos que podem ser visitados para criar um roteiro de viagem que faça você aproveitar o máximo possível o que o continente tem a oferecer.

No momento de planejar uma viagem internacional, muitas dúvidas podem surgir, especialmente quando se trata de turismo na Europa. Da contratação de um seguro viagem internacional até a elaboração de um roteiro eficiente, são muitas questões a serem definidas.

Com tantas opções fantásticas, pode ser desafiante escolher os melhores lugares para visitar na Europa. Paris, Londres, Roma e Amsterdã são apenas algumas das opções que podem fazer parte da sua lista.

Além de belas paisagens, estamos falando de destinos que oferecem arte, cultura, gastronomia e muito mais!

Para te ajudar a planejar o seu roteiro, neste artigo, falaremos sobre turismo na Europa, incluindo algumas sugestões de lugares para visitar e outras dicas importantes para sua viagem. Boa leitura!

Razões para visitar a Europa

Foto da pirâmide do museu do Louvre, em Paris, com o museu atrás

De fato, existem diversos lugares para visitar na Europa e todos os anos milhares de pessoas optam por essa opção de turismo. Mas, afinal, por que os países da Europa chamam tanta atenção de turistas? Confira a seguir alguns dos principais motivos.

Riqueza cultural

A Europa é repleta de riqueza cultural, e você pode, por exemplo, encontrar isso nos inúmeros festivais que acontecem nos países.

La Tomatina na Espanha, Oktoberfest na Alemanha, Carnaval de Veneza – você escolhe, a Europa tem.

A variedade de festivais culturais, artísticos, musicais e gastronômicos é enorme, portanto, você terá muito o que aprender e aproveitar.

Arquitetura única

A Europa é uma ótima opção para quem ama arquitetura. Anfiteatros romanos, mosteiros medievais, castelos renascentistas e modernos arranha-céus podem ser encontrados em todo o continente.

História

A história está ao seu redor quando você está em uma viagem à Europa. Ruínas romanas, relíquias de guerra, castelos medievais, artefatos atemporais e catedrais magníficas. Para onde quer que você olhe, há algo do passado com uma história fascinante.

Culinária

Quando o assunto é viagem gastronômica, a Europa se destaca! Paella espanhola, carbonara italiana, salada grega, baguete francesa – todas essas deliciosas refeições têm um sabor ainda melhor quando você as come em seus países de origem.

O segredo para escolher os melhores restaurantes? Quanto mais longa a fila, melhor a comida.

Arte

Se há uma coisa pela qual a Europa é conhecida, é a arte. Quer estejam pintados no teto, pendurados na parede ou trancados em uma caixa de vidro, os museus da Europa possuem alguns dos melhores artefatos artísticos que o mundo tem a oferecer.

Por exemplo, se estiver na França, você pode visitar o famoso Museu do Louvre e ver a Monalisa, obra de Leonardo da Vinci.

Veja também: Os 10 principais museus na Europa que você não pode deixar de visitar!

Paisagens

De cordilheiras verdejantes e trechos exuberantes do campo, a costas azul-turquesa e paisagens árticas, a Europa tem uma vida inteira de beleza natural para absorver.

Você pode fazer um passeio noturno onde a água reflete os prédios e as lanternas parecem dançar. Quer esteja em Veneza, Amsterdam, Berlim ou Paris, um passeio romântico junto aos rios ou um almoço junto aos canais é uma experiência de sonho.

Principais destinos turísticos

Como você já deve ter percebido, realmente não é fácil escolher os principais destinos quando se trata de turismo na Europa. Antes de conferir a lista que preparamos com algumas sugestões, é importante que tenha em mente que você pode realizar diferentes tipos de viagens.

Pode ser que você tenha um perfil mais mochileiro, ou esteja em busca de algo mais romântico, ou até uma viagem em família. É importante compreender qual tipo de tour pela Europa deseja fazer para definir que locais deseja visitar.

No entanto, os países da Europa têm muito a oferecer, seja para quem está viajando sozinho, com filhos, com amigos ou para uma lua de mel, por exemplo. Dito isso, aqui está nossa lista com algumas dicas de principais destinos na Europa.

1. Paris, França

Foto da torre Eiffel em Paris

Se estiver em busca de uma cidade romântica, Paris não pode ficar de fora da sua viagem! Entretanto, saiba que há muito mais a fazer além de um idílico cruzeiro no Rio Sena ou observar a Torre Eiffel iluminada!

Do prestigiado Louvre ao aclamado d’Orsay, Paris tem mais museus e monumentos do que se pode contar.

A cidade em si é uma obra de arte, e um passeio a pé gratuito ou um passeio de ônibus hop-on hop-off são as melhores maneiras de explorar o Arco do Triunfo, a Notre Dame, o Sacré Coeur e tudo o que Paris tem a oferecer.

Para quem procura coisas inusitadas para fazer na cidade, vale a pena visitar as Catacumbas, e para os amantes do futebol, não perca o tour do estádio PSG Experience!

2. Londres, Reino Unido

Foto da ponte da Torre em Londres

Londres está no topo da lista de desejos da maioria dos viajantes, e não é difícil descobrir por quê: uma das cidades mais aclamadas e cosmopolitas do mundo, com mais de dois milênios de história, rica em artes, ciência, arquitetura, política e vida noturna animada.

É fácil ficar sobrecarregado com tantas coisas boas para fazer em Londres, para garantir que os melhores locais, como a Torre de Londres, o Palácio de Buckingham e a London Eye sejam visitados, faça um passeio a pé gratuito ou embarque em um passeio de ônibus.

E, claro, não se pode falar em Londres sem uma turnê de Harry Potter e a chance de experimentar o mágico Harry Potter Studio.

3. Roma, Itália

Foto da Basílica de São Pedro em Roma

A capital do Império Romano, Roma, tem milhares de anos de história e cultura. É famosa por sua arquitetura deslumbrante, sendo as principais atrações o Coliseu, a Fontana di Trevi e o Panteão.

Passear pela Cidade Eterna é como visitar um museu ao ar livre, e para conferir todos os melhores locais, faça um city tour ou um passeio de ônibus hop-on hop-off.

Também há muito para ver dentro de casa, como a Galleria Borghese, um dos museus mais prestigiados do mundo. Para aqueles que procuram atividades incomuns, confira as Catacumbas de Roma, as galerias subterrâneas usadas como cemitério por séculos.

4. Amsterdã, Holanda

Foto de uma canal em Amsterdã, com casas em volta e bracos ao longo do canal

Entre as cidades mais amigas da bicicleta da Europa, a charmosa capital da Holanda, Amsterdã é famosa por seus canais, uma mistura arquitetônica fascinante que conta com ótimos cafés.

Mergulhe na rica cultura da cidade com uma visita à Casa de Anne Frank no Bairro Judeu e navegue pelos melhores museus da cidade, como o Museu Van Gogh ou o Rijksmuseum.

Para uma experiência única, navegue pelos canais, e maravilhe-se com os marcos da cidade.

Saiba mais em: O que fazer no leste europeu: roteiro completo para conhecer países

Conselhos para viajar na Europa

Agora que você já sabe quais são os principais destinos quando o assunto é turismo na Europa, aqui estão algumas dicas muito importantes para planejar a sua viagem.

1. Atenção ao orçamento para sua viagem

Antes mesmo de comprar passagens para a Europa, planeje um orçamento para sua viagem. Certifique-se de que é realista e certifique-se de que é algo que você pode pagar agora.

Embora algumas pessoas adorem acumular pontos de cartão de crédito usando-os em viagens, é importante ser razoável. A boa notícia é que a Europa pode ser feita de forma relativamente barata, caso você opte por acomodações com menores custos, como hostel, por exemplo.

2. Verifique os requisitos para viagem

Tenha muita atenção aos requisitos para entrar em algum país da Europa. Além do passaporte, a partir do final de 2023, para entrar na Europa será necessário que brasileiros tenham um visto chamado ETIAS. Ele será solicitado para quem viajar para turismo até 90 dias.

Até que a exigência passe a ser válida, brasileiros podem entrar na Europa sem visto, em casos onde a permanência é de até 90 dias (turismo). No entanto, é importante deixar claro que o procedimento de solicitação do ETIAS será todo online, sendo um processo prático.

Além disso, também é necessário (obrigatório) que o viajante tenha um seguro viagem para entrar em países do Tratado de Schengen. Portanto, você precisará contratar um seguro que atenda às exigências do acordo, por exemplo, ele precisa cobrir, no mínimo, 30 mil euros.

3. Compre voos com antecedência

Normalmente, você pode obter as melhores ofertas para a Europa reservando com antecedência. Em outras palavras, comece a ficar de olho em voos baratos o mais cedo possível.

Leia também: Como viajar de trem pela Europa? Aproveite gastando pouco!

4. Reserve suas acomodações o mais cedo possível

Após saber para onde você está indo na Europa, você pode reservar sua acomodação. Quanto mais cedo você reservar, melhor! Você terá mais opções e preços mais baixos.

Além disso, você também pode encontrar pacotes de viagem para Europa que são mais em conta do que comprar hotel e voo separados. Faça pesquisas para escolher a melhor opção.

Montar um roteiro de viagem para Europa não é uma tarefa fácil, afinal, são muitos destinos incríveis para visitar. Com tantos pontos turísticos, cultura, história e gastronomia para conhecer, é importante fazer um bom planejamento para ter a melhor experiência possível.

Agora que você já sabe quais são as nossas sugestões de destinos e dicas para aproveitar o turismo na Europa, comece o quanto antes a organizar sua viagem.

Tenha muita atenção aos requisitos para visitar os países e escolha serviços e produtos que sejam confiáveis (voo, hotel, seguro viagem, etc.).

Na Coris, você encontra opções de seguro viagem que atendem as mais diversas necessidades dos viajantes. Quer saber mais? Clique aqui para acessar nosso site e solicite a sua cotação!

Artigos relacionados